1. ESCOPO

 

Paisagens & Geografias é uma revista de Geografia com periodicidade semestral da Unidade Acadêmica de Geografia – Centro de Humanidades da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Tem como objetivo divulgar pesquisas científicas e demais tipos de trabalhos nas áreas de Geografia e Ciências Afins, das Áreas de Humanas, Biológicas e da Terra; desde que trate de temas pertinentes à Geografia, como:

1. Sociedade e natureza; 2. Geografia Física: Geomorfologia, Climatologia, Pedologia, Hidrologia/Hidrogeografia etc.; 3. Biogeografia: Ciências biológicas, Zoogeografia, Fitogeografia e Ecologia; 4. Meio Ambiente: Geografia ambiental, História ambiental, Agroecologia; 5. Sociedade: Sociologia, Geografia Agrária, Geografia da População, Geografia Urbana, Serviços e Comércio, Economia e Geografia Econômica; 6. Epistemologia da Geografia, História das Ciências e Interdisciplinaridade: História do pensamento geográfico, História das Ciências, Espaço, Literatura e geografia, Interdisciplinaridade entre outros.

 

As modalidades de trabalhos aceitos são: artigos, comunicações, ensaios e resenhas. Os artigos são resultados de pesquisas em fase avançada de desenvolvimento ou já finalizadas e devem conter de dez (10) a vinte e cinco (25) páginas. Como artigos também podem ser apresentados revisões de literatura, discussões e que apresentem resultados de pesquisa no formato citado anteriormente. As comunicações referem-se a trabalhos em desenvolvimento que apresentam resultados parciais e devem ter entre cinco (05) e dez (10) páginas. Os ensaios referem-se aos trabalhos que resultem de estudos teóricos e conceituais sem vinculação a uma pesquisa no formato tradicional de artigos. Podem conter de oito (8) a quinze (15) páginas. As resenhas são resumos críticos de livros que devem conter entre duas (2) e quatro (4) páginas. As resenhas devem apresentar formato de texto corrido com introdução, desenvolvimento e conclusão. Na revista também há uma seção em que podem ser publicados trabalhos de conclusão de curso – TCC e os resultantes de pesquisas de iniciação científica, PIBIC/PIVIC, estágios de docência e outros programas como PIBID, Prolicen, Monitoria, desde que esteja no formato artigo e avaliados pelo Conselho Consultivo. No formato de TCC os trabalhos devem conter entre oito (8) e quinze (15) páginas. A Revista Paisagens & Geografias tem as seguintes seções: 1. Editorial; 2. Artigos (seção principal); 3. Comunicações; 4. Ensaios; 5. Resenhas; 6. Relatos de Práticas de Ensino e Estágios. Os TCCs de Graduação e Pós-Graduação, assim como artigos de iniciação científica, poderão ser publicados na seção artigos, desde que obedeçam as normas da revista para a seção Artigos. Todas as seções 2 a 6 poderão ser publicadas, desde que haja trabalho para publicação em cada uma delas. A revista só poderá ser publicada se houver uma das seções, complementada com artigos e contando no total um número mínimo de cinco produções para sua edição. As demais seções serão publicadas ou não, complementando a seção principal da revista, sendo necessário o mínimo de dois artigos e mais três produções que se enquadrem nos demais itens (ensaios, resenhas e relatos).

2. NORMAS GERAIS

 

Os trabalhos devem ter a seguinte estrutura: Título em caixa alta e negrito, seguido do(s) autor(es), um resumo em português e de sua versão em uma outra língua, de preferência em inglês (abstract), ou espanhol (resumen), ou francês (resumé). Os textos dos artigos deverão conter:

1. Introdução - contendo o tema, o problema e o objetivo geral (os objetivos específicos são opcionais);

2. Material e Métodos ou Metodologia – onde constem os procedimentos metodológicos e a Fundamentação Teórica ou Revisão Bibliográfica;

3. Resultados e Discussão; 4. Conclusões ou considerações Finais; 5. Agradecimentos (opcional) e 6. Referências.

 

Os textos das comunicações deverão conter os mesmos itens dos artigos, diferenciando-se apenas nos resultados e discussão e nas conclusões, que são parciais. As resenhas devem conter a referência completa da obra seguida do nome do autor e do texto que analisa a obra em todo o seu conteúdo. Os textos devem estar digitados no programa Word do Windows, em folha no formato A4, com fonte Times New Roman 12, espaço 1,5; margens superior e esquerda: 3,0 cm; margens direita e inferior: 2,0 cm. As referências bibliográficas deverão ser relacionadas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor e de acordo com as normas da ABNT (NBR-6023, agosto de 2002). As citações devem estar de acordo com a norma NBR-10520, agosto de 2002, e as tabelas e quadros de acordo com as normas de apresentação vigentes. Tabelas, quadros, figuras, gráficos e outros devem ser inseridos no texto, sem a necessidade de arquivo em separado. Aconselha-se que as figuras e gráficos não devem exceder meia página.

 

3. Direitos, Responsabilidades e Pareceres de Revisores Os autores dos artigos cedem os direitos de publicação para este veículo, sendo vedada sua publicação em outro meio sem a informação de que foi originariamente na Revista Paisagens. É de responsabilidade dos autores a revisão gramatical em língua portuguesa e demais presentes nos textos (abstract, resumen etc.), incluindo as análises expressas em seus artigos. A revista faz uma revisão final, principalmente das normas da revista, para que a qualidade de sua publicação esteja dentro do esperado para um veículo de publicação científica. Os revisores, Conselho Científico, são responsáveis pela indicação de aprovação para publicação dos artigos ou outra modalidades de publicação da revista, cabendo aos editores avaliar divergências entre os revisores e decidir pela publicação.

© 2018 por Magdiel Bezerra. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-flickr
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now